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Branding – Marca e Identidade Visual

Branding – Marca e Identidade Visual

Branding – Marca e Identidade Visual

Você sabe o que é? Sabe quais as diferenças e semelhanças entre eles? Segue abaixo informações que podem ajudar.

Branding Marca e Identidade Visual. Parece, que existem muitas confusões e uma delas é justamente sobre a aplicação dos termos citados a cima. Parece, que algumas pessoas por não terem conhecimento acabam utilizando de forma errada algum desses termos.

Outros, usam de forma deliberada a fim de conseguir uma melhorar valorização do seu job e até mesmo profissional. Mas o fato é, que cada um desses termos, Branding, Marca e Identidade Visual, são coisas distintas apesar de serem semelhantes.

Branding , Marca e Identidade Visual- 1

Por isso, neste artigo vamos destrinchar cada tópico para que você utilize esses termos da forma certa.

Neste artigo você verá:

  • O que é Identidade Visual?
  • O que é Marca?
  • Branding o que é?
  • Como elas funcionam em conjunto?

 

O que é Identidade Visual?

Primeiro de tudo, identidade visual (IDV) é um conjunto de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc.

Contudo, esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros.

Também, entre esses elementos temos o Logo, que é assinatura visual da empresa, também conhecida por marca gráfica. Portanto, a partir desse elemento que todos os outros tomam forma, ou seja, todos os componentes de um projeto de Identidade Visual são oriundos e circundam o elemento principal que é o Logo.

É digno de nota, todos esses outros elementos de um projeto de IDV atuam como coadjuvantes da marca com o objetivo de potencializá-la, como se fossem escudeiros de um cavaleiro, afim de fixa-la na mente do seu público.

Parece, que é muito comum algumas pessoas confundirem ou associarem identidade visual apenas ao Logo. Obviamente que, isso faz sentido, pois como vimos trata-se do principal ator de projeto de IDV. Todavia um projeto desses não é composto apenas por este único elemento. Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc.

O profissional responsável por um projeto de IDV é justamente um Designer, ou uma equipe de Designers.

Consequentemente, um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual.

Caso queira saber mais sobre um projeto de Identidade Visual e mais sobre manual de marca, clique abaixo:

Identidade-Visual

CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA

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O que é Marca?

Parece, que essa pergunta pode ter mais de uma resposta dependendo da área e do pensamento de cada um. Se perguntares para um designer, ele provavelmente responderá:

“Marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, pessoa, entre outros; com a função de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.”

Branding - Marca e Identidade VisualPor outro lado, se você perguntar para um publicitário, ou alguém de marketing, provavelmente terá como resposta algo semelhante a seguinte afirmação:

“Marca é o conjunto de valores, percepções e experiência que ela passa ou representa para o seu público. Com isso marca não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.”

Como resultado, o fato é que as duas afirmações estão corretas. Caso você siga a linha mais do design, é justamente a primeira resposta. Porém se você seguir uma linha mais estratégia e publicitária, será segunda resposta. As duas estão corretas e se complementam, afinal não basta apenas criar um símbolo gráfico e achar que ele será uma marca reconhecida mundialmente. Portanto, existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções para o seu público e mercado de atuação.

Por isso, é comum alguns profissionais usarem o termo “marca gráfica” quando se referem exclusivamente ao símbolo gráfico e não a todas as outras questões que envolvem a conceituação e estratégia da marca.

 Branding o que é?

Como vimos anteriormente, não basta apenas criar uma marca gráfica. Consequentemente, é preciso muito trabalho de estratégia e posicionamento para se alcançar os objetivos planejados. E para isso temos o  Branding.

Branding - Marca e Identidade Visual

Branding é o gerenciamento e posicionamento estratégico da marca. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas para a construção dos valores e percepções planejados para o seu público. Então, todas as questões de valores, experiências e percepções planejadas para a marca, são executadas por ações de Branding.

Todos os pontos de contato do público com a marca, são planejados ou gerenciados pelo Branding.

Esse trabalho ajuda tanto a fidelizar os clientes quanto prospectar novos clientes.

Por esta razão, que Branding tem um valor fundamental no processo de construção de uma marca perante ao mercado e o público-alvo. Para isso o Branding utiliza dos elementos de identidade visual, desde a marca gráfica até a paleta de cores, por exemplo, alinhados as estratégias de comunicação e posicionamento da marca.

Esse trabalho é normalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por designers, publicitários, social medias, atendimento, etc. Por exigir uma equipe multidisciplinar, comumente, e principalmente quando se trata de grandes empresas, esse trabalho é executado por agências especializadas.

Como Branding, Marca e Identidade Visual funcionam em conjunto?

 

Branding - Marca e Identidade Visual

Por isso, todos os 3 elementos fazem parte de uma cadeia estratégica da comunicação visual de uma empresa que convergem entre si para alcançar o objetivo estratégico de comunicação e posicionamento da marca.

Apesar dessas sinergias, existem diferenças e não são iguais, logo nem todos os profissionais estão hábeis para executar todas as tarefas. Não é porque você cria uma identidade visual que necessariamente você está habilitado para fazer o Branding. Da mesma maneira não é porque você entende e trabalha com Branding que você saberá construir com maestria a Identidade Visual.

Portanto, saiba qual parte do processo você faz parte e não utilize os termos de forma deliberadamente errada para conseguir possíveis ganhos financeiros. Por mais que seja tentador e por mais que possa até dar resultado a primeira vista, ao longo do tempo você poderá prejudicar a sua carreira e literalmente “queimar o seu filme” no mercado. Cuidado.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você. Dúvidas entre em contato no botão abaixo:

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