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CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA

CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA

[tie_index]O que é um Manual de Marca?[/tie_index]

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O que é um Manual de Marca?

Primeiro de tudo, o manual de marca, ou manual de identidade visual, é um documento técnico desenvolvido pelo designer, ou uma equipe de designers, que criaram a identidade visual, a fim de demonstrar e determinar a correta aplicação da marca em diferentes suportes (gráfico, web, etc…).

CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA

Além disso, o manual de marca, é um guia que contém todas as informações da marca, fornecendo todas as especificações, recomendações e normas fundamentais para a correta utilização da identidade visual.

Veja também: Identidade-Visual

Dessa forma, o objetivo do manual de marca é preservar a uniformidade e coerência de comunicação da marca, mantendo suas propriedades visuais, identificação e reconhecimento da marca independentemente da plataforma em que ela for aplicada. Também, a construção do manual de marca faz parte do projeto de identidade visual.

Um manual de identidade visual pode variar de tamanho dependendo do tamanho da empresa, da complexidade da marca e da complexidade das aplicações, ou seja, onde a marca será aplicada e terá que funcionar corretamente.

[tie_index]Por que criar manual de marcas?[/tie_index]

Por que criar manual de marcas?

 

Certamente, toda instituição tem necessidades de comunicação e uma dessas carências é justamente a de identificação visual.

Sendo assim, a marca não é somente um “desenho” com uma fonte legal, é a imagem da empresa. Por isso, é preciso zelar por essa imagem. Também, é necessário manter uma homogeneidade na apresentação da marca em todas as suas manifestações.

Dessa forma, um manual de identidade visual garante uma segurança para a marca, para que ela seja aplicada (desde que respeitem o manual) sem que haja distorção.

Além disso, um manual de marca pode definir a “personalidade” da marca e demonstrar para quem está lendo qual os objetivos de comunicação e valores daquela marca. Portanto, pense em marcas grandes como Nike, Apple e Ferrari. Dessa forma, imagine o quanto de aplicações que essas marcas são submetidas.

Por outro lado, agora imagine que cada um que “pegar” para aplicar a marca (seja uma gráfica ou uma agência, por exemplo), fazendo do jeito que bem entender, alterando a marca como achar melhor. Percebe o mal que isso faria para marca? Imagine o caos que a marca seria submetida.

Finalmente, para evitar todo esse “caos” que o manual de marca existe.

Veja também:Branding – Marca e Identidade Visual

Como é produzido?

 

Como resultado, o documento produzido o manual de marca, pode ser tanto digital (normalmente em formato pdf) quanto impresso, ou os dois.

Dessa forma, a criação de manual de marca envolve o conjunto de regras para a correta aplicação de marca nos mais diversos materiais de comunicação.

Os manuais de marca desenvolvidos pela RIER Digital contêm:

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  • Aplicação de Marca em tons de cinza;
  • Aplicação de Marca em PB;
  • Padrão de cores (Pantone, CMYK, RGB e percentuais de Preto);
  • Indicação de Tipografia (primária, secundária e sugestões);
  • Tamanho mínimo para aplicação de layouts com e sem slogan;
  • Espaçamento mínimo / distanciamento;
  • Aplicação sugerida em fundos padrão (claros, escuros, vibrantes);
  • Aplicação sugerida em fundos ruidosos (imagens e padronagens);
  • Conversão de Marca em diferentes formatos (curvas, .JPG, .TIFF).

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Outras informações importantes:

[tie_index]COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA?[/tie_index]

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COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MANUAL DE MARCA?

 

Primeiro de tudo, a manual de marca pode ser adquirido com a marca ou solicitado para uma marca pré-existente não desenvolvida pela agência. Sendo assim, é desenvolvido após a aprovação final da marca, as indicações são sempre sugeridas pela agência e seguem um padrão. Portanto, caso o cliente queira algum tipo específico de aplicação, considerado não convencional, pode solicitar após o envio da primeira versão do manual para aprovação.

Criamos o seu Manual de Marca, entre em contato.

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