Marketing Digital para Iniciantes: Guia Completo com Estratégias Práticas

É impressionante como a termo Marketing Digital, as pessoas conhecem ou já ouviram falar. E isso tem um efeito positivo e negativo dependendo da experiência que a pessoa teve.

Por isso justifica-se o esclarecimento detalhado do que é e para que serve. Visto ser uma ferramenta poderosa ela pode ser muito eficaz hoje em dia, mas vamos lá….

Afinal de contas, O que é marketing digital?

Marketing digital é o uso de sites, aplicativos, dispositivos móveis, mídias sociais , mecanismos de busca e outros meios digitais para promover e vender produtos e serviços.

É importante salientar que o marketing digital envolve muitos dos mesmos princípios do marketing tradicional e é frequentemente considerado uma forma adicional para as empresas abordarem os consumidores e entenderem seu comportamento.

Por isso as empresas frequentemente combinam técnicas de marketing tradicionais e digitais em suas estratégias.

No entanto, o marketing digital vem com seu próprio conjunto de desafios. Visto que o marketing digital se tornou popular com a adoção generalizada da internet.

Principais conclusões

  • O marketing digital promove produtos e serviços por meio de canais como sites, dispositivos móveis e plataformas de mídia social.
  • Os profissionais de marketing digital têm diversas ferramentas para medir a eficácia de suas campanhas.
  • Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing digital enfrentam é como se diferenciar em um mundo saturado de anúncios digitais e outras distrações.

Com isso em mente e com tantos desafios, fica a dúvida:

Marketing Digital - Afinal de conta como funciona o marketing digital  RIER Digital

Afinal de conta como funciona o marketing digital?

Pensando nos desafios o marketing abrange uma ampla gama de técnicas e mídias que podemos usar para promover seus produtos e serviços a potenciais consumidores e melhorar sua participação no mercado .

Isso significa que para ter sucesso, é necessária uma combinação de publicidade e conhecimento de vendas.

E neste quesito o marketing assumem essas tarefas internamente em empresas individuais ou externamente em empresas de marketing que podem atender a muitos clientes diferentes.

Por isso antes focavam em marketing por meio de impressão, televisão e rádio porque era tudo o que tinham. Embora essas opções ainda existam, a internet deu outra maneira de atingir os consumidores e deu origem ao marketing digital.

Por este motivo, as empresas foram forçadas a mudarem suas estratégias de marketing e repensar seus orçamentos, diante de novas tecnologias e tendências.

O e-mail se tornou uma ferramenta de marketing popular nos primeiros dias do marketing digital.

Depois o foco mudou para mecanismos de busca como o Netscape, que permitiam que as empresas marcassem e colocassem palavras-chave em itens para se fazerem notar.

Plataformas sociais como Facebook ,tornou possível para as empresas rastrear dados do usuário e entregar suas mensagens a públicos muito específicos.

Smartphones e outros dispositivos portáteis agora facilitam para as empresas comercializar seus produtos e serviços para os consumidores, onde quer que eles estejam.

Um estudo de 2022 descobriu que 76% dos adultos fizeram compras online usando seus telefones.

É importante notar que o marketing digital pode ser interativo, diferentemente da publicidade impressa ou televisiva tradicional.

É claro que à medida que nos aprofundamos neste tema, mais perguntas surgem. Como por exemplo:

Que Tipos de canais de marketing digital existem?

Bem, os canais de marketing digital evoluíram desde a década de 1990 e continuam evoluindo. Vamos então destacar oito dos canais mais comuns em uso hoje.

Vamos iniciar com o primeiro canal o Marketing de site.

Marketing de site

O marketing de site usa o site como peça central de atividades de marketing digital.

Os sites mais eficazes representam a marca e seus produtos e serviços de forma clara e memorável. Um site hoje em dia deve ser de carregamento rápido, amigável para dispositivos móveis e fácil de navegar.

Uma outra canal é a publicidade paga por clique, que pode ser uma estratégia muito interessante.

Publicidade paga por clique

Esta modalidade a publicidade paga por clique (PPC) permite que os profissionais de marketing alcancem públicos em notícias e outros sites e plataformas digitais por meio de anúncios pagos.

Por este motivo os profissionais de marketing podem configurar campanhas PPC no Google , Bing, LinkedIn, X (antigo Twitter), Pinterest e Facebook e mostrar seus anúncios para pessoas que pesquisam termos relacionados a seus produtos ou serviços.

Com este objetivo é possível segmentar usuários com base em suas características demográficas (como idade ou gênero), ou seus interesses ou localização específicos.

Destaca-se os serviços mais amplamente usados ​​para PPC são Google Ads e Facebook Ads.

Além desse canal abordado até agora, um canal não menos importante é o marketing de conteúdo. Vamos falar deste canal importante:

Marketing de conteúdo

É importante entender que o objetivo do marketing de conteúdo é atingir clientes em potencial por meio do uso de conteúdo escrito, visual ou em vídeo que os interesse .

E essa estratégia poderosa, é publicado em um site e, em seguida, promovido por meio de mídias sociais, marketing por e-mail, otimização de mecanismos de busca ou até mesmo campanhas de pagamento por clique.

Por isso o marketing de conteúdo é sutil, diferente dos conteúdos publicitários, visto que o marketing de conteúdo visa trabalhar a consciência e a autoridade da empresa com relação ao seu produto ou serviço.

É claro que não poderíamos deixar de falar  do marketing por e-mail, visto que esta ferramenta poderosa é muito eficaz, mas como?

Vamos ver agora!

Marketing por e-mail, como funciona

Não se engane o marketing por e-mail ainda é um dos canais de marketing digital muito eficazes, embora muitas pessoas o associem a spam e tratem essas mensagens de maneira não ética.

Em contraste muitos profissionais de marketing digital usam seus outros canais de marketing digital que abordamos acima, para coletar de maneira ética, os nomes para suas listas de e-mail.

Então, por meio do marketing por e-mail, é totalmente possível e razoável, transformar leads em clientes com esta estratégia.

Outra estratégia bem conhecida e difundida é o marketing de mídia social. Mas como funciona?

H3- Marketing de mídia social como funciona?

Para esclarecer de maneira simples, os principais objetivos de uma campanha de marketing de mídia social são construir reconhecimento de marca e estabelecer confiança.

Mas não se engane, à medida que você se aprofunda no marketing de mídia social, pode usá-lo para obter leads e como um canal de marketing direto ou vendas.

Postagens e tweets promovidos são dois exemplos de marketing de mídia social. Por isso esta estratégia pode ser muito interessante e poderosa.

Já que entendemos isso, vamos abordar uma estratégia bem conhecida por empresas de visão global. Visto que o marketing de afiliados pode ser uma estratégia que pode levar uma empresa a crescer exponencialmente.

H3- Marketing de afiliados como funciona

O mais interessante e surpreendente que o marketing de afiliados é uma das formas mais antigas de marketing, e o mundo digital deu a ele uma nova vida.

Entre outros motivos o marketing de afiliados, possibilita empresas e “influenciadores” individuais promover os produtos de outra empresa e ganharem uma comissão toda vez que uma venda é feita ou um novo lead é adicionado à sua lista.

E isso é incrível, levando em consideração que muitas empresas bem conhecidas, incluindo a Amazon, têm programas de afiliados que pagam milhões de dólares a afiliados que ajudam a vender seus produtos.

Ou seja, uma estratégia muito interessante e vantajosa, levando-se em consideração suas particularidades aqui abordadas.

Agora vamos abordar, outra estratégia que é viral, e tem conquistado pessoas de todos as idades. Trata-se do marketing de vídeo, que abordaremos agora.

Marketing de vídeo como funciona

Não temos dúvidas que muitos usuários da internet recorrem a sites como o YouTube ou TikTok antes de tomar uma decisão de compra, para aprender como fazer algo, para ler uma avaliação ou apenas para relaxar.

Por este motivo é que os profissionais de marketing devem usar qualquer uma das várias plataformas de marketing de vídeo, incluindo vídeos do Facebook, Instagram e TikTok, para executar uma campanha de marketing de vídeo.

Não se engane, encontramos mais sucesso com o vídeo ao integrá-lo com SEO, marketing de conteúdo e campanhas mais amplas de marketing de mídia social.

Vamos agora tratar de um canal não menos importante dos demais que tratamos acima, o marketing de mensagem de texto.

Mensagens de texto como é usado

Muitas empresas usam mensagens de texto (formalmente conhecidas como SMS, ou serviço de mensagens curtas) para enviar informações sobre seus produtos e promoções mais recentes.

E agora como WhatsApp isso se tornou popular e instantâneo, principalmente com os grupos de vendas diretas no Whatzapp.

Mesmo organizações sem fins lucrativos e pessoas individuais também usam mensagens de texto para se promoverem e solicitarem doações.

Hoje mais do que nunca, muitas campanhas de marketing possibilitam que os consumidores façam um pagamento ou doação por meio de uma simples mensagem de texto.

Uaal quantos canais disponíveis hoje, que tornam o marketing digital uma fermenta poderosas, você não acha?

É claro que não é só isso, no marketing digital os indicadores são muito importantes, para compreender esta poderosa ferramenta. Vamos tratar disso agora.

Indicadores a chave de desempenho KPIs em marketing digital

Indicadores a chave de desempenho (KPIs) em marketing digital

Os indicadores de desempenha KPIs permitem que se meça o desempenho de longo prazo das iniciativas de marketing e se comparem aos esforços de seus concorrentes.

É claro que vamos tratar de alguns dos KPIs mais comuns que podemos usar para avaliar os desempenhos em marketing:

  • Taxa de cliques: esse KPI é comumente usado para medir a eficácia da publicidade on-line, contando o número de pessoas que clicaram em um anúncio específico como uma porcentagem de todas as pessoas que poderiam tê-lo visto.
  • Taxa de conversão: a taxa de conversão vai além da taxa de cliques para comparar a porcentagem de pessoas que realizaram alguma ação desejada, como fazer uma compra, em relação ao público total que um determinado anúncio ou promoção alcançou.
  • Tráfego de mídia social: rastreia quantas pessoas interagem com os perfis de mídia social de uma empresa. Inclui curtidas, seguidores, visualizações, compartilhamentos e/ou outras ações mensuráveis.
  • Tráfego do site: esta métrica rastreia quantas pessoas visitam o site de uma empresa durante um determinado período de tempo. Entre outros usos, pode ajudar as empresas a julgar quão eficazes são seus esforços de marketing para levar os consumidores ao seu site.

Nem tudo é glamour no marketing digital, existe alguns desafios que vamos tratar agora.

Alguns desafios do Marketing Digital

No mundo digital existe alguns desafios no marketing. Isso ocorre devia a velocidade de canais digitais que se proliferam rapidamente, e com isso precisamos acompanhar e descobrir como usá-los de forma eficaz.

Por este motivo podemos achar desafiador analisar e fazer uso produtivo da enorme quantidade de dados que podem capturar por meio dessas plataformas.

E isso traz um problema, visto que  os consumidores estão cada vez mais inundados com anúncios digitais e outras distrações, tornando cada vez mais difícil capturar sua atenção.

Aí entra em cena as agências de marketing digital, que tem o desafio de ser criativa para superar este desafios.

O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital é uma empresa que lida exclusivamente com marketing para consumidores ou empresas por meio de canais digitais.

Isso inclui criar e lançar campanhas para clientes por meio de mídias sociais, publicidade paga por clique, vídeos e sites personalizados, entre outros meios.

E tudo isso junto e misturado com o SEO, para tudo isso seja otimizado de forma coesa e concisa.

O que  SEO em marketing digital

O que é SEO em marketing digital?

Otimização de mecanismos de busca (SEO) descreve uma variedade de técnicas que as empresas usam em um esforço para aumentar o tráfego para seu site e elevar sua posição nos resultados de busca.

Isso significa que quanto mais alto um site aparece na página de resultados de busca, mais provável é que os consumidores o vejam e potencialmente cliquem para visitá-lo.

Mas isso não basta para os resultados apareceram, a necessidade de se ter um plano de marketing na internet como um todo. Mas de que forma?

O que é marketing na Internet?

É importante entender que tecnicamente, o marketing de internet é o marketing que acontece unicamente na internet.

Como tal, é um subconjunto do marketing digital, que pode usar muitos tipos diferentes de plataformas digitais, incluindo a internet, para atingir seu público desejado.

E com tudo isso, existe cada vez mais necessidade de pesquisas educacionais para se tornar cada vez melhor no marketing digital.

Como você pode se tornar um profissional de marketing digital

Os profissionais de marketing digital precisam de fortes habilidades de escrita e mídia social, além de um bom entendimento de análise de dados.

Por isso a necessidade de fazer cursos de marketing digital ou participar de um “campo de treinamento” digital. Além disso, concluir um estágio enquanto estiver na escola pode ser útil.

Quais habilidades são necessárias em marketing digital

Habilidades de comunicação é imprescindível e essencial para que um profissional de marketing tenha sucesso em contar a história de uma empresa ou produto para clientes em potencial.

Além de habilidades de análise de dados são importantes para entender o desempenho de uma campanha de marketing e onde ela pode ser melhorada.

Com tudo isso em mente, habilidades de mídia social são outra necessidade importante para que você se torne um bom profissional de marketing digital.

Esperamos de coração que este conteúdo contribua para seus objetivos dentro do marketing digital. Nosso objetivo é contribuir para que o mundo digital seja ético e com as melhores praticas!

RIER Franc – RIER Digital
RIER Franci

RIER Franci é o editor e criador de conteúdo da Agência RIER Digital, especializado em marketing digital, SEO, copywriting e tecnologia. Compartilha insights práticos para ajudar empreendedores a navegar no mundo online e alcançar resultados.

Artigos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *