Como Fazer um Plano de Marketing

Plano de Marketing

A princípio, o Plano de Marketing é o conjunto de ações necessárias para que uma empresa ou organização atingir um determinado objetivo de marketing, podendo ser o desenvolvimento de uma marca, lançamento de um produto ou serviço e entre outros.

Em outras palavras; o Marketing é o processo responsável pela comunicação e gerar valor para o seu público alvo, através de ofertas de produtos que atendam às necessidades dele.

Além disso; se informar mais sobre o Marketing Digital, certamente isso ajudará você entender a sua importância no negócio que você tem ou vai criar. Seja como for, o marketing se tornou o principal responsável pelo sucesso do nosso negócio na internet.

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar o plano de marketing que me permite vender todos os dias na internet e em escala. Não conhecemos nenhuma empresa de sucesso que não tenha um plano de marketing pronto, por assim dizer.

Isso porque é o planejamento de marketing que guiará as estratégias de negócio, conduzindo a empresa ao sucesso!

Apesar disso, muitos especialistas falam sobre um modelo de plano de marketing ideal, porém, temos percebido que muitos falham exatamente aqui, principalmente no marketing na internet. Ou seja, sabem que precisam fazer um plano de marketing digital, mas simplesmente não fazem.

Ou, quando fazem, não colocam em prática o que foi planejado!

O que é Plano de Marketing

A princípio, para você entender melhor o que é plano de marketing, vou usar uma ilustração.

Antes de tudo, imagine que você deseja visitar um lugar que você não conhece. Qual é a primeira coisa que você precisa decidir?

Sendo assim, a primeira coisa a ser decidida é o destino ou lugar para onde deseja ir. Vai viajar para onde?

Depois de definir para onde será o lugar, começa a fase do planejamento dessa viagem, ou seja, como conseguirei chegar lá?

Se você decidiu viajar por exemplo aos Estados Unidos, vai ter um tipo de planejamento, se for para a China, outro tipo – E assim por diante.

O mesmo acontece ao fazer um plano de marketing.

O plano de marketing não é o seu objetivo, ele é o que vai te levar ao objetivo que você traçou.

Em outras palavras, a primeira coisa a ser feita é a definição das suas metas e objetivos; ou seja, saber aonde você quer chegar com seu negócio.

Conforme vimos, sem metas você não tem para onde ir. É como fazer uma viagem para um lugar que você não sabe qual.

Acredito que você já tenha entendido o que é um plano de marketing. Ou seja:

O plano de marketing é feito para que você alcance as metas e objetivos do seu negócio, é o mapa da sua viagem. É ele que vai conduzi-lo até o destino desejado.

É através do plano de marketing digital que você vai fazer a gestão do seu negócio online.

Por que fazer um plano de marketing?

De antemão, o planejamento do marketing permite que você tenha uma visão ampla das suas estratégias.

Além disso, é o plano de marketing que vai orientá-lo em relação ao que será realizado, como e quando, quais serão os gastos e como os resultados serão avaliados.

Nesse sentido, o planejamento do marketing precisa ser criado com base em uma estrutura de ações com começo, meio e fim.

Um plano de marketing pronto, ou seja, que você criou, pode te auxiliar em diversos fatores, entre eles estão:

  • Divulgar produtos;
  • Atrair e fidelizar clientes;
  • Gerar autoridade no mercado;
  • Aumentar a relevância da marca;
  • Aumentar vendas;
  • Gerar mais lucro.

Porém, tudo vai depender do objetivo que você traçar para o seu negócio.

Em suma cada objetivo deve ter ações bem definidas!

Mas qual a vantagem de se ter um planejamento de marketing?

Vantagens do plano de marketing

Plano de Marketing

À primeira vista, acredito que até aqui você já esteja convencido de que criar um plano de marketing é algo que só traz vantagens para o seu negócio.

Mas, ainda assim, eu vou reforçar mais algumas dessas vantagens:

 

  • Otimiza o orçamento;
  • Ajuda na promoção de ações mais assertivas com menos custos;
  • Possibilita a tomada de decisão, de maneira antecipada;
  • Ajuda a definir as prioridades do seu negócio;
  • Auxilia na comunicação interna;
  • Comunica ao público-alvo a solução que a sua marca oferece;
  • É uma estratégia sustentável.

 

Legal já entendi e estou convencido, mas como desenvolver?

Desenvolvendo o plano de marketing

Primeiramente, a coisa a se fazer é conhecer bem seu mercado para desenvolver um plano de marketing eficiente.

Isso porque, cada decisão tomada no planejamento de marketing vai influenciar em todas as ações da campanha.

E cada ação precisa estar alinhada à situação do seu mercado de atuação, às novas tendências e alinhada também em relação a como o seu negócio está posicionado.

Nesse sentido, o planejamento de marketing é como uma alavanca de crescimento do seu negócio, pois ele é uma ferramenta que vai te ajudar a ganhar espaço dentro do mercado.

Uma dica bônus:

Como usar um plano de marketing

O planejamento de marketing é muito importante para as estratégias de uma empresa e, por este motivo, o ideal é que tenha uma pessoa responsável por ele ou uma agência.

Ninguém melhor do que um especialista no assunto para colocar tudo em prática, de maneira assertiva.

Por isso, quando o negócio estiver andando bem e você puder contratar colaboradores, um analista de marketing é uma peça fundamental, pois esse profissional saberá desenvolver o plano de marketing da melhor forma possível para o seu negócio.

Dessa forma, o planejamento de marketing deve estar alinhado com a missão, com os valores e com os objetos do seu negócio, por isso que ele é tão importante, pois está totalmente relacionado com o posicionamento da sua marca no mercado.

Também é importante que o profissional responsável pelo desenvolvimento do plano de marketing também fique responsável pelo acompanhamento.

Definitivamente fazer o acompanhamento do planejamento de marketing é tão importante quanto criá-lo, pois é a partir daí que você vai poder identificar as ações que estão gerando maior o retorno sobre o investimento esperado e aquelas que precisam de melhorias ou mesmo serem substituídas.

Acredito ter ajudado você em sua jornada empreendedora, se gostou compartilhe e se precisar de ajuda ou uma consultoria é só nos contatar sem compromisso.

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