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Rótulos de Vinhos

Rótulos

Um dos grandes desafios do setor é como fazer com que a sua garrafa seja escolhida dentre tantas na prateleira do supermercado ou da adega. Em um mercado tido como conservador (o que não é necessariamente verdade, como veremos adiante), encontramos uma série de rótulos praticamente idênticos.

Então temos outro problema. Uma vez que o consumidor provou e adorou o seu vinho, como ele vai lembrar da sua marca para comprá-lo novamente? Tudo isso faz com que o processo de escolha de um bom vinho para uma ocasião formal ou informal muitas vezes seja um jogo de adivinhação e influência.

Ou seja, estamos lidando com o design do rótulo. Um bom design tem maior chance de ser escolhida pelo cliente. Apostando nisso, muitas marcas têm incorporado opções mais criativas design de rótulo, com o uso de grandes ilustrações, rótulos coloridos, hot-stamping em dourado e prateado e até o uso do rótulo transparente (clear on clear), que mantém a atenção do cliente por mais tempo, aumentando a intenção de compra.

A adega e os consumidores clássicos

Mouton Noir é uma vincula americana comandada por Andre Mack, que também é o designer de seus próprios rótulos. Sua aposta é em uma marca forte, com traços minimalistas, preto sobre branco. Em uma matéria para o site Eater, Mack conta que já teve suas garrafas rejeitadas por muitas adegas.

A adega é um espaço mais conservador, onde a figura do sommelier tem bastante força. Se ele considerar o rótulo “barato”, ou ousado demais, pode ficar com receio de acrescentar a garrafa à sua coleção. O mesmo acontece também em eventos, uma vez que um rótulo diferente pode parecer amador, afetando assim a impressão sobre a própria bebida.

Enquanto na França e em outros países europeus a legislação sobre rótulos de vinho é bastante restritiva, em nosso continente as regras são muito mais permissivas, orientando apenas quanto a nomeação de variedades de uvas e locais de produção, e não em relação às imagens e figuras nos rótulos, o que garante bastante liberdade ao designer.

Ainda assim, esse é um mercado bastante tradicionalista: Mack afirma que já ouviu que escolher o vinho pelo rótulo é um desrespeito aos trabalhadores dessa indústria.

Cabe lembrar que a inovação está presente até para aqueles que buscam o visual clássico: rótulos adesivos com “brancos especiais”, resistentes a umidade, garantem o perfeito acabamento da marca da prateleira até o balde de gelo.

Milenials: os novos compradores de vinhos

Rótulos da marca Barren + Ink, que aposta no design inovador.

Uma pesquisa encomendada pela Wine Spectator afirma que os Milenials (jovens entre 21 e 38 anos) já correspondem a 42% dos compradores de vinho nos Estados Unidos, superando todas as outras faixas etárias. Isso desfaz o mito de que os compradores de vinhos são pessoas mais velhas, e portanto mais “conhecedoras” do assunto.

Já outra pesquisa tradicional do setor, a Gallo Wine Trends, vai mais a fundo para entender se o processo de compra dessa geração é diferente da anterior. As conclusões são fascinantes: milenials têm 4x mais probabilidade de escolher o vinho pelo rótulo. O que eles mais buscam? Personalidade e originalidade. A mesma pesquisa também descobriu que 35% dos consumidores se identifica com perfil “aventureiro”, mais disposto a experimentações, e só 20% são tradicionalistas. Os fieis a uma única marca são apenas 11% dos consumidores.

Ou seja, a escolha do rótulo está relacionada à identidade da marca, daquela vinícola. Apostas diferentes, seja buscando uma abordagem mais tradicional, ou investindo no design dos rótulos, são estratégias que podem conviver, buscando públicos diferentes.

No Brasil, nós temos a combinação de perfis na vinícola Salton, uma das maiores do país. Enquanto mantém as suas linhas clássicas com os tradicionais rótulos “branco-creme-dourado”, também aposta em linhas inovadoras especialmente criadas para os novos consumidores de vinhos: as linhas “Fresh” e “Cotidiano” têm um design mais colorido, de maior destaque na prateleira do supermercado.

Rótulos da vinícola Salton

Seja qual a for aposta da sua vinícola, existe uma grande variedade de opções de materiais autoadesivos, desde rótulos especiais para vinhos, papeis texturizados, rótulos totalmente transparentes, além dos vários processos gráficos, entre eles o hot stamping e cold stamping, que permitem a utilização de dourados, prateados e até materiais holográficos nos rótulos. Se você tem precisa de um design diferente entre em contato.

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